Como vimos na postagem passada, se partirmos da escala natural Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si, e adicionarmos à essa escala as 5 notas acidentadas, teremos como resultado uma nova escala com 13 notas (7 naturais + 5 notas acidentadas + a repetição da primeira nota no final, mais aguda) chamada escala cromática:
Dó Dó# Ré Ré# Mi Fá Fá# Sol Sol# Lá Lá# Si Dó.
Partindo de qualquer nota no violão que tenhamos como referência, podemos encontrar qualquer outra nota usando a sequência da escala cromática.
Os nomes das cordas e as notas no braço do violão
O violão de 6 cordas possui 3 cordas finas chamadas de (primas) e 3 cordas mais grossas chamadas (bordões), isso é apenas nomenclatura do instrumento, mas é importante se acostumar, pois você irá se deparar com esses termos no futuro. As cordas do violão são contadas e identificadas da mais fina para a mais grossa, assim, a 1ª corda é a mais fina, a 2ª corda é menos fina que a primeira, a 3ª é menos fina que a segunda e assim por diante, até chegar na 6ª que é a mais grossa. Cada corda do violão emite uma nota específica quando tocada solta, o nome dessa nota está relacionado à frequência de vibrações que a corda emite. Assim a 1ª corda solta pode ser referenciada também como Mi, pois ao ser tocada solta ela emite a nota Mi, a 2ª corda solta é chamada Si, pois emite a nota si ao ser tocada, a 3ª corda é chamada Sol, pelo mesmo motivo das outras, a 4ª se chama Ré, a 5ª se chama Lá e a 6ª Mi também, porém um mi mais grave (grosso) que a primeira corda. Os nomes das cordas da mais fina à mais grossas ficam: Mi Si Sol Ré Lá Mi
Aposto que você assimilou, mas podem ter surgido dúvidas do porquê de as notas seguirem esta sequência. Você automaticamente deve tentar achar uma lógica e não entender o porquê as notas não seguem a escala natural. As notas seguem uma lógica, mas que veremos em aulas mais adiantadas, a princípio aceite que as notas são dispostas dessa forma pois cada corda levará o nome da nota que emite ao ser tocada solta, além disso, as notas são dispostas dessa maneira para facilitar a criação de harmonias (acordes) no braço do instrumento.
Bem, aceito os conceitos acima, temos a base para iniciar nossos estudos musicais no instrumento e aprender novas teorias junto com a prática no instrumento. Como falei no segundo parágrafo, tendo uma nota de referência no instrumento e seguindo a escala cromática, podemos achar as demais notas possíveis no instrumento. Vamos aprender como? Pegue como exemplo a 1ª corda solta que emite a nota chamada... Mi , isso mesmo, basta olhar a imagem acima caso tenha dúvida. Partindo da 1ª corda solta (Mi) se pressionarmos essa corda na primeira divisão do braço do instrumento (1ª casa) próximo à cabeça do instrumento teremos qual nota? Não sabe? Dica, siga a escala cromática, qual a nota que vem após a nota Mi na escala? Dó Dó# Ré Ré# Mi Fá Fá# Sol Sol# Lá Lá# Si Dó, logo a nota na 1ª corda pressionada na 1ª casa (nome dado às divisões do braço do instrumento) será a nota Fá. Se avançarmos mais uma casa, qual é a próxima nota na escala cromática? Dó Dó# Ré Ré# Mi Fá Fá# Sol Sol# Lá Lá# Si Dó, parabéns se respondeu Fá#. E assim em diante para as demais notas e cordas. A lógica é a mesma.
Você deve ter reparado que pulando de casa em casa a distância entre uma nota e outra é de meio tom (ou ainda 1 semitom) afinal, de Mi para Fá a distância é de meio tom, de Fá para Fá# meio tom e assim em diante. Logo se você recorda da postagem passada o intervalo entre as notas na escala cromática é de meio tom. Assim, o braço do instrumento é uma representação da escala cromática e suas notas.
Observação importante: Quando estamos indo no braço do violão das casas mais próximas da cabeça do instrumento (onde ficam as tarraxas para afinação) em direção à boca do violão, dizemos que estamos indo no sentido ascendente da escala, ou seja, subindo a escala cromática, assim usamos a escala com sustenidos Dó Dó# Ré Ré# Mi Fá Fá# Sol Sol# Lá Lá# Si Dó. Se fizermos o caminho contrário, vindo da direita para a esquerda, estaremos descendo a escala, ou seja no sentido descendente dela, assim devemos usar a escala com bemóis Dó Réb Ré Mib Mi Fá Solb Sol Láb Lá Sib Si Dó. Se esqueceu isso, tratamos na postagem passada
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